Parecer Ministerial – Retificação de Registro Civil – Inadequação da Via Eleita – Indeferimento
MM. Juíza:

Trata-se de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL visando o requerente THOTH THELEMA a inclusão do nome de sua mãe e de seus avós maternos em sua certidão de nascimento.

Para tanto, juntou aos autos as cópias de suas certidões de nascimento [p.8] e de casamento [p.9] - documentos em que se pode constatar a ausência de sua ascendência materna - a declaração firmada por seu pai, em que consta ser o requerente filho de Amun Thelema [p.11], assim como a declaração emitida pelo Hospital Maternidade Ba'alat Gebal [p.12] e, por fim, a cópia do assento de óbito de Anuket Thelema [p.13].

Em que pese o indício de que o requerente seja filho de Anuket Thelema, entende-se que a pretensão deverá ser buscada através de ação de reconhecimento de maternidade post mortem, uma vez que apenas por meio daquela via será permitida a produção de prova acerca da alegada maternidade, bem como a instauração do contraditório em face de seus respectivos herdeiros [assim como discussão quanto a eventuais aspectos sucessórios].

Diante do quadro fático que ora se apresenta, considerando a inadequação da via eleita, conclui o MINISTÉRIO PÚBLICO pela extinção do presente feito, forte no art. 485, inciso VI, do Código de Processo Civil.

Witmarsum, 13 de março de 2021

Aleister Crowley
Promotor de Justiça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *